Atividade 1.4 Proinfo 2014

Atividade 1.4
Roteiro de projeto já desenvolvido
Professora: Bárbara Hubert Barth
Escola: Rural Municipal de Terra Nova
5º ano       20 alunos                   Ano: 2013
Título: Resgatando o Folclore
Características:
v    Resgatar a cultura por meio das diferentes manifestações folclóricas brasileiras.
v    Identificar e caracterizar as diversas manifestações do folclore.
v    Despertar o interesse pelas nossas tradições e cultura.
v    Desenvolver a expressão oral e corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual por meio das manifestações folclóricas.
v    Explorar conteúdos de maneira interdisciplinar, prazerosa, atraente e criativa.

Descrição Geral:
A cultura popular brasileira é resultado da mistura de diferentes povos e se manifesta de várias maneiras.
Dessa mistura surgiram tradições muito ricas e criativas, que variam bastante de uma região para outra do nosso país.
Muitos dos costumes da cultura popular são antigos e continuam iguais há muito tempo. Outros vão se modificando.
Mas, a toda hora, novas receitas, festas e brincadeiras vão sendo criadas. Por isso, todo mundo participa da invenção da cultura popular.
A escola não pode, então, ficar alheia a todas essas informações e tradições.
Precisa auxiliar na organização, transmissão e preservação de todas essas manifestações folclóricas.

Tecnologias utilizadas:
·        Internet
·        Aparelho de CD
·        Aparelho de DVD
·        Revistas
·        Livros
·        Músicas
·        Jornal

Comentários:
Através da proposta os alunos terão a oportunidade de:
ü     Pesquisar através de conversas com pessoas da família, vizinhos e amigos: ditados populares, adivinhas, trava-línguas, parlendas, frases de parachoques, receitas, cantigas, lendas, festas, superstições, brincadeiras, danças, etc.
ü     Ampliar sua pesquisa, procurando também em livros, revistas e jornais.
ü     Confeccionar cartazes, murais, etc.
ü     Desenvolver expressão oral, musical e corporal através de dramatizações e apresentações de suas produções.
ü     Aproveitar textos pesquisados para:
§        explorar gêneros textuais e suas características;
§        interpretar textos;
§        produzir textos individuais e coletivos;
§        trabalhar conteúdos de gramática e ortografia;
§        elaborar tabelas e gráficos;
§        relacionar com conteúdos de outras áreas do conhecimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário