Atividade 1.4
Roteiro de projeto já desenvolvido
Professora: Bárbara Hubert Barth
Escola: Rural Municipal de Terra Nova
5º ano 20 alunos Ano: 2013
Título: Resgatando o Folclore
Características:
v Resgatar a cultura por meio das
diferentes manifestações folclóricas brasileiras.
v Identificar e caracterizar as
diversas manifestações do folclore.
v Despertar o interesse pelas nossas
tradições e cultura.
v Desenvolver a expressão oral e
corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual por meio das
manifestações folclóricas.
v Explorar conteúdos de maneira
interdisciplinar, prazerosa, atraente e criativa.
Descrição Geral:
A cultura popular brasileira é
resultado da mistura de diferentes povos e se manifesta de várias maneiras.
Dessa mistura surgiram tradições
muito ricas e criativas, que variam bastante de uma região para outra do nosso
país.
Muitos dos costumes da cultura
popular são antigos e continuam iguais há muito tempo. Outros vão se
modificando.
Mas, a toda hora, novas receitas, festas
e brincadeiras vão sendo criadas. Por isso, todo mundo participa da invenção da
cultura popular.
A escola não pode, então, ficar
alheia a todas essas informações e tradições.
Precisa auxiliar na organização,
transmissão e preservação de todas essas manifestações folclóricas.
Tecnologias utilizadas:
·
Internet
·
Aparelho
de CD
·
Aparelho
de DVD
·
Revistas
·
Livros
·
Músicas
·
Jornal
Comentários:
Através da proposta os alunos terão a
oportunidade de:
ü Pesquisar através de conversas com
pessoas da família, vizinhos e amigos: ditados populares, adivinhas,
trava-línguas, parlendas, frases de parachoques, receitas, cantigas, lendas,
festas, superstições, brincadeiras, danças, etc.
ü Ampliar sua pesquisa, procurando
também em livros, revistas e jornais.
ü Confeccionar cartazes, murais, etc.
ü Desenvolver expressão oral, musical e
corporal através de dramatizações e apresentações de suas produções.
ü Aproveitar textos pesquisados para:
§
explorar
gêneros textuais e suas características;
§
interpretar
textos;
§
produzir
textos individuais e coletivos;
§
trabalhar
conteúdos de gramática e ortografia;
§
elaborar
tabelas e gráficos;
§
relacionar
com conteúdos de outras áreas do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário